Fórum Presencial do PDI: 03 de Agosto de 2016, 14:15h.

Local: Auditório Prof. Padre Orlando Maria Murphy.

CONTRIBUIÇÕES DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Tema: Perfil Institucional

Lista de presença

Histórico da FURB:

LINHAS

TEXTO

SUGESTÃO DA COMUNIDADE

10-11

"A FURB, situada no Vale do Itajaí, em Blumenau, Estado de Santa Catarina, é fruto de um movimento comunitário iniciado em 1953, que resultou na criação, pela Lei 12 Municipal nº 1.233, de 5 de março de 1964,(...)".

  • Solicitar ao Centro de Memória Universitária a verificação da informação, detalhando, se possível, qual "movimento comunitário" que ocorreu em 1953.
  • Carla Vieira (COPLAN) mencionou que, no âmbito de sua pesquisa de Mestrado, tem um relato de um professor (que foi entrevistado) sobre o histórico anterior ao período 1956/1964. Vai verificar a disponibilização do relato.

206

"Já em 2007, foi inaugurada a Clínica de Nutrição."

·         Retirar essa informação, pois a Clínica de Nutrição funcionava no Ambulatório e a mesma não foi transferida para o campus 5;

240-244:

"Já em 2009, (...) a FURB passou a participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)."

·         Solicitar à CMU para verificar a informação, pois pode ser que o primeiro convênio do PARFOR date 2011;

249-250

"A EDECON, a partir de 2013, passou a fazer parte do Instituto FURB"

·         Analisar se foi institucionalizado. Não há certeza da oficialização. Verificar a Resolução de Prestação dos Serviços Ocasionais;

250-251

"(..,) a partir de 2013 passou a fazer parte do Instituto FURB, (...) assim como os cursos de especialização e os serviços que eram prestados pelos três institutos de pesquisa (IPTB, IPA e IPS)

·         Verificar qual o nome do órgão que agregou os 3 institutos (dúvida em relação ao NUPEX);

·         Estatuto de 2010;

·         Verificar: NUPEX e extinção dos institutos;

285-286

"Ressalta-se que a FURB continua reivindicando a ampliação do número de vagas públicas e gratuitas."

·         Questionou-se se ampliação de vagas públicas e gratuitas são reinvindicações da FURB, ao que se explicou: Sim. Existe aproximação da FURB com a UFSC e institutos federais e que a afirmação é válida. Independentemente de sermos públicas e com cobrança de mensalidade, convênios podem ser firmados neste sentido. Assim como é uma luta da comunidade de Blumenau, deve ser da FURB também.

330-331

Figura 10 - Inauguração do Campus V. Local: R. Samuel Morse – Bairro: Fortaleza Alta, Blumenau/SC. Data: 19/10/1998. Acervo: Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.

·         Sugeriu-se que a CMU identifique e nomeie as pessoas que estão na foto.

353-355

Figura 11 - Inauguração do Centro de Saúde Veterinária e do Centro de Morfologia. Local: Rua Samuel Morse – Bairro: Fortaleza Alta, Blumenau/SC. Fotógrafo: Rogério Pires. Acervo: Centro de Memória Universitária – CMU/Arquivo da FURB.

·         Sugeriu-se que a CMU a acrescentar a data.

403-405

Já a comunidade acadêmica foi contemplada com ingressos para o show da banda Titãs durante o Festival Universitário da Canção, Cultura e Arte (FUCCA).

·         Houve a sugestão de tirar a informação, que gerou um pouco de debate posteriormente.

424

Distrito de Inovação

·         Foi sugerido a inserção do "mapa" do Distrito de Inovação" e explicação do que ele representa;

449

Neste ano de 2016 a FURB completou 52 anos de existência ofertando 50 cursos de graduação

·         Averiguar o número de cursos da FURB, porque às vezes se fala 54, em outros 50.

 

-

·         Inserir dados relacionados à Policlínica, Clínicas de Fisioterapia, Psicologia, Laboratório de Análises Clínicas; etc.

 

 

·         Sugerido mencionar o PIBID no histórico, haja vista que o PARFOR foi citado também.

 

 

Missão, Visão e Valores:

LINHAS

TEXTO

SUGESTÃO DA COMUNIDADE

466-467

Visão: Ser universidade pública reconhecida pela qualidade de sua contribuição na vida regional, nacional e global.

  • Houve uma ampla discussão sobre a proposta oriunda do Fórum Virtual de se inserir na Visão a questão de "Ser universidade pública e gratuita reconhecida pela qualidade de sua contribuição na vida regional, nacional e global.". Os presentes entenderam que não deveria ser essa a visão, porém deve ser ampliada essa discussão.
  • Também foi sugerida a inserção da "inovação" na visão: "Ser universidade pública reconhecida pela qualidade de sua contribuição e inovação na vida regional, nacional e global.". Depois, pensou-se em inserir na Missão

462-463

Promover o ensino, a pesquisa e a extensão, fomentando o desenvolvimento socioeconômico sustentável e o bem estar social.

  • Sugeriu-se também (além da inovação) valorizar a cultura, como uma "obrigação" da Universidade, entendendo que deveria constar em sua Missão: "Promover o ensino, a pesquisa, a extensão, a cultura e a inovação, fomentando o desenvolvimento socioeconômico sustentável e o bem estar social.

 

Outras questões:

- Sugeriu-se que a Universidade deva ampliar a discussão conceitual sobre a extensão, para que se possa delimitar "extensão", bem como "extensão Universitária", e, também, prestação de serviços;

- Outro debate foi sobre Cultura. Se esta se trata de uma atividade ou um contexto, um valor. Neste caso, o professor Marcus Marques sugeriu a leitura de um texto;

 

Encerrou-se o fórum presencial às 16 horas.