Fórum Presencial do PDI: 09 de Março de 2017, 15:00h.

CONTRIBUIÇÕES DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Tema: Comunicação com a Sociedade

Após a leitura do texto-base (de forma dinâmica, por entendermos que a leitura destes materiais fora realizada pelos participantes antecipadamente), os presentes optaram por discutir o texto e cada uma das metas propostas:

TEXTO

SUGESTÃO DA COMUNIDADE

Linhas 2-6

Parágrafo introdutório

  • Sugeriu-se a revisão do parágrafo introdutório por estar frágil, tratando mais de marketing do que a comunicação em si com a sociedade. A professora Rosemeri Laurindo (Jornalismo) fez a seguinte proposta:

"Alinhada com o conceito freiriano de que Comunicação é igual a Extensão (FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4 o ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.), a FURB consolida suas práticas de Comunicação com a sociedade, além dos meios informativos organizacionais, também por um dos pilares do sentido universitário, que são os projetos de extensão. Além da prática em si comunicacional de todas as ações extensionistas, mobilizando milhares de cidadãos na comunidade regional, destacam-se projetos dos vários cursos da área de Comunicação da instituição, com abordagens específicas.

Nesse contexto, a Comunicação com a Sociedade ultrapassa interesses promocionais, fazendo com que a universidade cumpra sua missão e, especialmente no quesito Comunicação e Sociedade, confirme um dos princípios que é o de dar publicidade aos seus feitos, com a visão de universidade pública regional reconhecida por suas contribuições, compartilhando saberes."

(Ordem do texto)

Sugeriu-se trocar a ordem do texto, colocando por ordem pontos que são mais relacionados com o propósito do item "Comunicação e Sociedade", como a RTE. Desta forma, a obrigação pública de garantir suas informações à sociedade seja mais valorizada do que ferramentas mercadológicas de autopromoção;

(Aspectos de marketing tem finalidade de propaganda e de comércio, necessários à instituição, mas o aspecto promocional da instituição deve ser consequência e não objetivo da Comunicação);

Programa Interação

  • Tabela 1 – Vagas preenchidas x matriculados com cadastrado no Interação.

Foi explicado que existe uma dificuldade de analisar os "inscritos x matriculados", pois não cadastramos o CPF do estudante e sim o nome. Assim, muitas vezes, quando o estudante não coloca o nome completo, ao se cruzar os dados das matrículas com o Interação, a informação se perde. O percentual de matrículas pode ser maior mas não é possível correlacionar apenas pelo nome do matriculado, que pode ser diferente do cadastro. Acredita-se que chegue a mais de 60%, ao invés de 44%;

Também foi elucidado que são 265 escolas visitadas em todas as cidades, em um raio de 180 km, e que são realizados 3 eventos Interação. Também, ao ser questionado sobre a possibilidade de se realizar um Interação FURB para o vestibular de inverno, foi explicado que com a estrutura atual não é possível (são 5 pessoas na equipe CCM, sendo que 2 estão visitando escolas, as outras 3 fazem todo o restante do trabalho (constante no texto do PDI), sendo que a agência faz apenas a campanha de vestibular de inverno e verão).

  • Falta uma atividade de divulgação dos cursos no primeiro semestre;

Linha 51

  • Sugeriu-se inserir no texto que fala da Revista UPDATE o link para acesso ao conteúdo (furb.br/revistadigital).

Linha 68 –

Tabela 3 – Redes Sociais

  • Sugeriu-se deixar os endereços dos perfis que são institucionais.
  • Foi explicado que não existe uma coordenação de comunicação nas redes sociais, no sentido de que cada órgão/curso/departamento criou seus perfis nas redes sociais e não há centralização de comunicação. Pediu para mapear quais são.
  • Neste caso, seria importante institucionalizar uma referência de comunicação para que cada setor/ curso possa gerenciar suas redes sociais sem infringir questões em relação á comunicação (tais como direito de imagem);
  • Explicou-se que, ao ser criada uma rede social no setor, é preciso mantê-las e as chefias devem estar cientes.
  • Sugeriu acrescentar no documento o Instagram da FURB.
  • O Blog da FURB não é da FURB. Para reflexão.
  • Ficou de ser confirmado se o Sarau Eletrônico está sendo atualizado;
  • Algumas informações duplicadas (Blogs) – corrigir;

Linhas 72 - 84

  • O Jornalismo FURB atua em parceria com o Curso de Jornalismo, pontualmente por meio de projetos em que os jornalistas do setor participam de projetos de extensão, estabelecendo além do tripé ensino-pesquisa e extensão, a integração com o setor administrativo. Isso acontece por meio dos projetos:

- Assessoria de Imprensa aos projetos de Extensão da FURB (responsável: jornalista Michel Imme, com professora Roseméri Laurindo)

- Jornalismo em Ação Comunitária (responsável jornalista Giovana Pietrzacka, com professor James Dadam)

- Programa de TV Tá Rolando (responsável jornalista Aristheu Formiga, com professora Alessandra Meinicki e Paulo Brant)

Website (72-84)

  • Falta de constantes atualizações no website da Universidade;
  • Site não adaptado/ acessível para mobile.

Linha 86 – Revistas científicas

  • Sugeriu-se confirmar as revistas: Journal of Mathematical Modelling and Application e também Modelagem na Educação Matemática.
  • Incluir a revista Revista de Divulgação Cultural – RDC.

Linha 119 – 123

PROGRAMAS DA FURB FM:

  • Incluir: Programetes de rádio: Jornalismo em Ação: notícias diárias sobre acontecimentos na universidade, produzidas pelos alunos do Curso de Jornalismo.

Linha 137 – Quadro 4: Programas produzidos pela FURB TV

 

  • Verificar se o Edição Local continua sendo transmitido;
  • Incluir o Programa Tá Rolando - cobertura jornalística de fatos e eventos universitários oriundos dos mais de 40 cursos da Furb. Produzido por alunos do curso de Jornalismo, sob orientação da jornalista Alessandra Meinicki.

Linha 180 – Quadro5:

Projetos institucionais na área da comunicação

  • Atualizar a tabela com os projetos de extensão com base no resultado do edital de extensão 2016/2017.

Nome: Jornalismo em Ação Comunitária.

Nome: Edujornalismo - uma proposta interdisciplinar.

Incluir: Tá Rolando, Verter, e o Focus como intercursos.

 

METAS

SUGESTÃO DA COMUNIDADE

Meta 3: Aumentar a aproximação da Universidade com os estudantes e as  instituições de ensino médio.

  • Sugeriu-se pensar em algo semelhante ao sucesso do Interação para o primeiro semestre. Um evento que os alunos do Ensino médio pudessem visitar a FURB no primeiro semestre também (além do tradicional que ocorre em Setembro, ou seja, 2x/ano);

Esclareceu-se que é impossível pensar no evento presencial do Interação ocorrendo no primeiro semestre, haja vista que as visitas para o evento de Setembro começam em Março. Ressaltou-se que 2 servidores da CCM passam boa parte do ano visitando escolas em Blumenau e na região;

  • Sugeriram-se atividades diferenciadas para os públicos do vestibular de inverno, lembrando-se que as coordenações de curso reclamam por alguma ação efetiva nesse sentido. Ou seja, a FURB não estabelece contatos direcionados para quem fica de fora dos processos seletivos de fim de ano. Há um grande contingente de potenciais estudantes que não são acolhidos pela instituição, por falta de comunicação;

Ação 3: Definir estratégias de interação com o público alvo (estudantes do ensino médio) junto ao facebook e demais mídias interativas.

Sugeriu-se: Definir estratégias de interação com o público alvo (estudantes do ensino médio) junto às mídias interativas/ sociais.

-

Promover ação de formação sobre Comunicação Integrada na FURB.

-

Gerar login por CPF para acesso e consultas externas ao portal da transparência da FURB;

 

Outras sugestões do fórum presencial:

- promover formações para uso das Redes Sociais para divulgação de cursos e outras atividades;

- incluir meta de formação para Comunicação Integrada (palestra específica) para a FURB começar a entender como isso funciona e como pode ser articulada internamente;

- sugeriu-se revisar o nome da CCM haja vista que o setor não fazer Marketing;

- Sugeriu-se corrigir no site da FURB: www.furb.br > cursos > graduação > nome do curso > contato > consta como "não informado pelo centro". Deveria constar o horário de atendimento do Centro/da secretaria para o público, sem restrição ao horário específico do coordenador. 

- Outro problema é que o site da FURB não tem mobile.

- Em relação à Ouvidoria, comentou-se que hoje funciona como Serviço de Atendimento ao Consumidor e que não há sigilo.

 

Encerrou-se o fórum presencial às 17:00 horas.