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Política de Ensino

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Política de Ensino
Resposta
15/05/13 15:45

 

Está aberta a discussão, via fórum virtual, sobre o tema "Política de Ensino" (componenete do eixo Projeto Pedagógico Institucional).

Leia a PDI vigente, bem com o novo texto proposto pela COPERA-PDI para o eixo em questão, e também as sugestões e considerações realizadas durante o fórum presencial realizado no dia 08 de maio

Participe com suas sugestões para que possamos construir juntos o futuro da nossa Universidade.

Utilize a opção "Responder" (acima) para deixar sua colaboração.

 


RE: Política de Ensino
Resposta
27/05/13 16:18 em resposta a Mauro Schramm.

 

Prezados/as colegas,

Sugiro a seguinte complementação do texto logo após o último parágrafo do  item  c) Ética e Cidadania ambiental, com os seguintes parágrafos:
 
“Neste sentido, a Universidade compromete-se com uma formação que leve em consideração os direitos ambientais dos diversos grupos sociais, atuais e futuros, e desenvolva sensibilidade e afeição pela natureza e todas as formas de vida, independente da sua utilidade para os seres humanos.
 
Como parte deste processo, a Universidade realizará esforços no sentido de diminuir ao mínimo plausível o uso de animais vivos em atividades e experiências com fins didáticos, providenciando sua substituição por métodos alternativos, desenvolvendo inclusive pesquisas que balizem esta transição.” 
 
Este adendo, além de explicitar com maior clareza a consideração com as gerações futuras e dos seres vivos não humanos (aspectos cruciais de uma ética ambiental) também aponta para o atendimento a questão levantada pela Lei de Crimes Ambientais que criminaliza a realização de experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos  alternativos.
 
Atenciosamente,
Luciano Félix Florit
 

Política de Ensino
Resposta
29/05/13 09:48 em resposta a Mauro Schramm.
  • Modalidade  Cursos Sequenciais:  Os cursos sequenciais são cursos de nível Superior e devem estar contemplados no PDI , por isso sugiro que fosse usado o termo ensino superior, dessa forma, os sequenciais estariam contemplados.
  • Princípio da educação continuada – A politica dos cursos sequenciais é um pouco deferente dos cursos de graduação  e segiro que deva estar inserida no PDI nas políticas de educação.
  • Os Cursos Sequenciais são reconhecidos pelo MEC, como uma modalidade de ensino superior.Os cursos sequenciais são cursos superiores de curta duração (média de dois anos) que oferece o ensino de habilidades específicas em determinadas áreas.Os cursos sequenciais estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e são supervisionados pela Secretaria de Educação Superior (Sesu). Eles se desenvolvem em duas modalidades: formação específica e complementação de estudos.
  • Formação específica: indicada para quem conclui o ensino médio e precisa de formação superior em curto prazo para começar a trabalhar ou se desenvolver no mercado de trabalho.
  • Complementação de estudos: indicado para quem já tem formação profissional, esses cursos são oferecidos por faculdades e universidades com graduação já reconhecida pelo MEC.
  • Ao final, o estudante recebe um Certificado de nível superior, mas tem acesso apenas a cursos de especialização na pós-graduação, e não mestrado e doutorado.

RE: Política de Ensino
Resposta
10/06/13 16:15 em resposta a Mauro Schramm.

Os Docentes do Centro de Ciências  da Educação- reunidos em 08 de maio segerem:

Título: Política de Ensino em suas diferentes Modalidades e Níveis

1. Prncípio de Ensino na FURB

2. Diretrize para o Ensino na FURB

Princípio d- A Formação Crítica (...)  4° § A formação crítica do acadêmico exige leitura de mundo sustentada por princípios científicos, éticos, políticos, estéticos, artísticos e cultuais que são (...)

5°§ - para emprrender (...)  e trabalhe na perscpectiva de provocar autonomia ( no lugar de independência|) (...)

Diretrizes:

b- educação geral

1° § - (....) preparados para agir de modo crítico, criativo, sensível , autonomo (...)

f- apresentar mais um item : interinstitucionalização


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