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Políicas de Pesquisa de Pós-Graduação

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Está aberta a discussão, via fórum virtual, sobre o tema "Pesquisa e Pós-Graduação".

Leia a PDI vigente, bem com os documentos com novos textos proposto pela COPERA-PDI para os temas e também as discussões realizadas durante o fórum presencial realizado no dia 03 de julho. 

Participe com suas sugestões para que possamos construir juntos o futuro da nossa Universidade.

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RE: Políicas de Pesquisa de Pós-Graduação
Resposta
21/07/13 19:46 em resposta a Mauro Schramm.
Observar que o estabelecimento de áreas estratégicas para a pesquisa na FURB implica inevitavelmente em estabelecer tratamentos desiguais para as diversas áreas do conhecimento. As áreas colocadas como estratégicas no texto, talvez representam os programas e projetos atualmente mais consolidados. No entanto, há outras áreas com pesquisas emergentes e com potencial de desenvolvimento científico não menos importantes. Entendo que deve ser retirado o parágrafo que trata de áreas estratégicas.
No parágrafo referente aos sujeitos/coparticipantes, incluir como sujeitos docentes e discentes, especialmente da pós-graduação stricto sensu. Não é função de Técnicos Administrativos a realização de pesquisa.     

RE: Políicas de Pesquisa de Pós-Graduação
Resposta
30/09/13 17:39 em resposta a Lauri Amandio Schorn.

Oi, prof. Lauri

Concordo com as suas colocações. No entanto, creio que é preciso repensar a última frase: Não é função de Técnicos Administrativos a realização de pesquisa.

Eu, como TA, participei de 4 projetos com captação de recursos externos (FAPESC, MINTUR, MINC e CNPq) que viabilizaram bolsas de estudos para acadêmicos de Stricto Sensu e de graduação.

Como exemplo, posso citar também a Dra. Angela, servidora de carreira TA da UFSC que apresentou um projeto para a CAPES e desenvolveu o MEES (sigmees.com.br).

Se o TA tiver formação e interesse em realizar pesquisa, não vejo (meu ponto de vista) problema algum.

Um abraço.


RE: Políicas de Pesquisa de Pós-Graduação
Resposta
06/12/13 19:56 em resposta a Mauro Schramm.

É fundamental que a Instituição defina que pesquisa pretende fomentar, pois a pulverização de recursos não é eficiente. Essa definição orientará a formação de pesquisadores, buscando atingir excelência em alguma coisa.


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