Com a finalidade de contribuir aos comentários, informamos que já temos convênios com aproximadamente 50 IES contemplando, de acordo com as características de cada IES, todas as áreas de conhecimento existentes na FURB. Continuamos a estabelecer novos convênios, principalmente quanto existe interesse entre os departamentos das Universidades em desenvolver projetos conjuntos e existe a efetiva participação de Docentes na promoção do intercâmbio, suporte ao processo de mobilidade.
Em alguns casos ficamos restritos ao domínio do idioma que se apresenta, assim como, a questão de custo da manutenção ou fomento destes projetos, tanto para o aluno como docentes e pesquisadores.
Estamos ampliando a oferta de IES conveniadas, na medida em que exista interesse mutuo. Também procuramos observar a semelhança do sistema acadêmico do país, considerando que o objetivo é de proporcionar o aproveitamento das disciplinas. Ao mesmo tempo também observamos a questão de reciprocidade quanto as mensalidades, pois é notório que as IES nos Estados Unidos, como exemplo, somente tem discutido o aceite de alunos com o pagamento de mensalidades.
Temos, a título de curiosidade, articulações em andamento com uma Universidade na área de Moda e outra na área de musica e artes, esta última inclusive sendo convidada pessoalmente pelo nosso Reitor para participar do nosso Festival de Teatro. Lembramos que os convênios são bilaterais, e nem sempre a outra Universidade tem o interesse, ou pessoas interessadas, em desenvolver os convênios.
Em alguns casos, determinadas áreas e países, tem-se a condição de obter recursos para a promoção da mobilidade, oportunidades estas que estão sendo desenvolvidas pelos departamentos, centros e docentes, que vem facilitar este processo de mobilidade e troca de conhecimento.
Alguns destes casos, no que diz respeito ao estabelecimento de convênios, são morosos. Estamos, como exemplo, discutindo a possibilidade de estabelecer um convênio novo nas áreas de veterinária e engenharia florestal há 4 anos.
Quanto a vinda de discentes temos três considerações:
Falta de mais disciplinas em idioma estrangeiro; iniciativas estas que devem partir dos cursos ou centros, assim como devem ser disciplinas que proporcionem a possibilidade de acesso da maior quantidade possível de discentes, inclusive dos estrangeiros.
Falta de Professores e Alunos engajados no processo de recebimento e apoio aos discentes;
E, infelizmente, uma péssima imagem do Brasil no exterior, no que diz respeito a segurança, intraestrutura, saúde e educação.
Não estamos restringindo de forma alguma as áreas e tão pouco, a origem dos alunos.
Concordamos que é necessário atrair mais alunos, de todas as áreas, para nossa instituição.
Quanto a oferta de disciplinas em outro idioma devemos observar que o idioma inglês é o idioma franco na educação. Podemos considerar o idioma espanhol como um dos mais relevantes, porém temos limitação de docentes que dominam este idioma, e, ao mesmo tempo, por uma questão econômica, os discentes dos países que tem este idioma como língua principal, têm enfrentado problemas financeiros, restringindo a capacidade de realizar o intercâmbio.
Também devemos considerar que temos um número limitado de Docentes que tem a habilidade de lecionar em outro idioma, pois não basta ter o domínio do idioma, também é necessário se ter a habilidade de lecionar em um ambiente multi-cultural, respeitando as diferenças existentes quanto a formação anterior, credo, cultura, etc.
Isto vem sendo feito, porem IES nos Estados Unidos somente tem discutido o aceite de alunos com o pagamento de mensalidades e alguns dos outros países têm limitação financeira ou tem uma péssima imagem do nosso país. Não obstante, há também a necessidade das áreas e Docentes colaborarem no processo, pois vários convênios tem a finalidade de evoluir na produção científica conjunta.
Agradecemos esta reflexão e tenham certeza de que queremos evoluir neste processo.