Minhas sugestões de transformação no espaço físico são as seguintes:
1) Sobre locomoção, transporte e espaço físico:
1.1) Criação de ciclovia desde dentro da IES para a Cidade e vice-versa. Tal sistema de ciclovia deve vir acompanhada de bicicletas de aluguel por cartão (parceria com município) com vários pontos de locação espalhados pelos Campi. Deve haver campanhas e incentivo ao uso da bicicleta, bem como facilitado o acesso ao pedestre.
1.2) Criação de linha de ônibus, Circular Campus, conectando todos os Campi da IES. Este ônibus deve ser monitorado via satélite para seu horário real seja informado via internet, assim pode-se saber exatamente quando o ônibus estará no ponto, como ocorre em diversas cidades do mundo, inclusive no Brasil.
1.3) Estacionamentos para carros devem ser cobrados. Carros devem ser restringidos. Em várias cidades da Europa e Estados Unidos o número de pessoas sem carro já ultrapassa os 50%; em Blumenau segue-se caminho inverso, prática que deve ser desencorajada.
2) Sobre espaços de convivência
2.1) Criação de áreas de convivência para acadêmicos e professores que sejam uma mistura de livraria, café com wi-fi livre, mesinhas etc. Cada Campus deve ter uma destas, com livraria temática voltada para os Cursos do referido campus. Todas estas livrarias devem ser menores que a livraria principal (na entrada do Bloco A, ver item 4.1), mas com catálogo de livros integrado , a ênfase aqui é o espaço de socialização.
3) Sobre construções necessárias
3.1) É necessário um restaurante universitário
3.2) É necessário um auditório maior do que o que temos (ou mesmo centro de eventos), para palestras, formaturas etc. Este ambiente deve ser construído já pensando na acústica, para servir para nossas apresentações teatrais e da orquestra, assim, impreterivelmente, os professores de teatro e de música (maestro, por ex.) de nossa Ies devem ser convidados a opinar sobre o tema.
3.3) Criação de espaço para prática de esportes que inclua também skatistas, patinadores, ciclistas free style etc. Este espaço pode estar interligado e/ou partir da ciclovia da FURB e ser interligado a espaços já existentes no Parque Ramiro.
3.4) Se não é possível ainda que cada professor tenha sua sala, que pelo menos isto ocorra com cada grupo de pesquisa ou laboratório da FURB, pois é muito difícil trabalhar e organizar bolsistas apenas em espaço virtual.
4) A livraria da FURB na entrada principal da IES
4.1) Reformulação urgente do Bloco A para, além de comportar a mudança do bloco M, deixar espaço evidente para a livraria da FURB. Tal livraria deve ser uma das coisas mais imponentes e respeitáveis na entrada do Bloco A. Em visita a outras IES, as pessoas empreendem várias horas dentro de suas livrarias, comprando livros etc. Não é o caso da FURB, não temos lugar de destaque para livraria. Além disso, em hipótese alguma as funções desta livraria podem ser da maneira como ocorre agora, com livros limitados, com exposição restrita, com pouco ou quase nenhum livro de outras Ies pública etc. Ao contrário, da mesma maneira como ocorre em Ies grandes e respeitáveis, como a FURB deve se comportar, o catálogo de livros deve ser de milhares, com livros de todas as regiões do País, de ouras Ies públicas, internacionais etc. Atualmente, há áreas do conhecimento que tem entre 10 e 15 livros na estante de nossa livraria. Isto é uma inversão completa da noção de como deve ser e funcionar uma livraria universitária. A Construção/reformulação de um espaço para esta finalidade é algo urgente na IES, pois trata-se de algo fundamental na imagem da Instituição.