A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2020 já começou. O processo 001/2016 do CONSUNI institui as diretrizes para esse processo.

Leia os textos base e contribua através do fórum de discussão.

Síntese e representação gráfica do processo de Revisão e Acompanhamento do PDI:

 

1- Sugere-se para o embasamento para a construção do novo PDI:

 

2- O SINAES como referência, pois estabelece um contexto para a avaliação de desempenho. Os objetivos, metas e ações do PDI devem considerar a situação dos indicadores institucionais e dos cursos e as respectivas ações de melhoria, pois afetam significativamente a imagem e o desempenho da instituição. Este contexto avaliativo é fundamental para o futuro da IES, pois dele depende o conceito e a continuidade dos cursos, bem como, o próprio credenciamento como IES.

 

3- Comissão Permanente de Revisão e Acompanhamento do PDI (COPERA-PDI). A Portaria nº 391/2016 designa a composição da COPERA-PDI para 2016. A Resolução nº 30/2012, de 03 de Agosto de 2012, cria a Comissão Permanente de revisão e acompanhamento do PDI (COPERA-PDI) e estabelece suas definições, competências e seu funcionamento. A composição, coordenação, instâncias de apoio e demais disposições referentes à COPERA-PDI estão estabelecidas por meio da Resolução nº 023/2015.

 

4- Definição de Questões Temáticas e debate com a comunidade universitária. A mobilização da comunidade na elaboração e no acompanhamento do PDI deve considerar tanto os eventos presenciais como virtuais. Os fóruns presenciais geralmente mobilizam atores especializados, para estabelecer fundamentos e foco dos temas, enquanto os fóruns virtuais, geralmente, possibilitam a uma maior parcela da comunidade universitária conhecer, debater e se manifestar sobre as propostas produzidas e compiladas pelos fóruns presenciais. Neste sentido, a Comissão necessita de apoio institucional, capaz de auxiliar na operacionalização destes eventos. Assim, propõe-se que a COPLAN apoie a COPERA-PDI na organização e promoção dos eventos presenciais e virtuais. A classificação dos resultados gerados pela comunidade universitária sobre as questões temáticas relevantes do PDI deverá ser realizada em coadjuvação com o responsável de cada GT.

 

5- Uma vez concluídos os fóruns e compilada a proposta de adequação ou alteração no texto do PDI, a COPERA-PDI realiza com os setores e unidades administrativas e acadêmicas uma análise de consistência e adequações que precisam ser observadas e/ou podem comprometer sua eficácia.

 

6- Por último, a Comissão elabora um relatório sobre o cumprimento do plano, ou uma proposta de revisão e ou atualização do PDI. O relatório e a proposta de alteração do PDI devem ser submetidos ao CONSUNI, por meio de processo próprio. Aprovado o relatório ou a proposta de alteração do PDI, o resultado deverá ser publicado no Portal do FORUMPDI na internet.


7- Na hipótese da não aprovação do parecer, o processo é encerrado. Uma eventual reformulação na proposta de atualização implica na abertura de um novo processo.

 

Nesta quarta (22/02) tem fórum presencial.

Geral No dia 22 de fevereiro haverá mais um econtro presencial para revisão do PDI. A discussão será sobre "Infraestrutura Física" e "Extensão", sala B-203 (campu 1) as 15h. Leia os textos base e participe.

Alterada a agenda dos próximos fóruns presenciais

Geral Confira a agenda dos próximos eventos.